12 curiosidades sobre a Tequila

tequila-capa


Nesse post vamos reunir mais curiosidades, dessa vez, envolvendo um dos ícones mexicanos mais famosos do mundo mundial: a TEQUILA. Ou como aqui é conhecida “el tequila” . Sim, aqui tequila é masculino e se eu não prestar atenção no que falo, sempre dou furo.

 

1 –  A garrafa mais cara de tequila, foi vendida por $ 225.000, e está no livros dos records (Guiness). Era uma garrada de ouro branco e prata, que foi comprada por um colecionador em 2006. Será que valeu o investimento?
tequila-1
2 – Em 1918, o México sofreu uma epidemia de gripe. Os médicos receitaram aos pacientes tomar tequila, com limão e sal, para curar a enfermidade. Então pessoal, já sabem, viu um amigo com gripe, já estamos prontos para receitar né? Bem que meu amigo Marco André, precursor dessa técnica, fazia gargarejo com tequila , para curar sua garganta, em Carnavais por aí afora. Um Jedi!
tequila-2
3 – O consumo de tequila, com MODERAÇÃO, previne a diabetes, demência e acidentes vasculares. Decorem isso quando alguém falar que vocês andam tomando demais. Você está tomando conta da SUA saúde!
tequila-3
4 – Existe uma lenda sobre a origem da tequila. Dizem que os astecas que descobriram o pulque, pai da tequila, quando então , caiu um raio sobre uma planta de agave. A corrente elétrica cozinhou a planta por dentro e o daí, ocasionou que o suco foi filtrado para fora. Será? Cada coisa….
tequila-4
5 –  A “Tequila Sunrise” foi a primeira bebida preparada com tequila, onde sua melhor apresentação é com suco de laranja, grenadini e obviamente, a tequila. Depois disso , o grupo Cypress Hill, nomeou um super famosa música, com o mesmo nome da bebida.
tequila-5
6 –  O “caballito”, copinho típico de tomar tequila, foi chamado assim porque os fazendeiros levavam água e tequila em seus passeios a cavalos, e carregavam com eles um copo (ou uma ponta de um chifre, como me contaram…) pequeno no pescoço para tomar suas bebidas. Quando perguntavam a eles para que servia o copinho, eles respondiam “para a tequila, no “caballito” (cavalinho!).

tequila , lime and salt on wooden table

7 – O cantor e compositor mexicano, José Alfredo Jiménez, se baseava na maioria das vezes nas decepções amorosas, e utilizava a tequila como refúgio para acalmar sua dor, sempre em um bar típico mexicano (as cantinas) como um confessionário
tequila-7
8 –  O agave azul era de muita utilidade para os indígenas, era utilizada para curar feridas, e além disso, algumas ferramentas como agulhas, pregos, fios e papel. Quando secas era utilizadas para gerar fogo e com as cinzas, faziam produtos de limpeza….
tequila-8
9 – Como regra geral, quando o whisky está em falta nos USA (exemplo, na Guerra Civil, a 2. Guerra Mundial…), as vendas de tequila sobem consideravelmente… Alguma coisa se tem que beber né?
tequila-9
10 – Mais de 50 milhões de litros de tequila se consomem a cada ano nos USA.  Mas eles precisam se atentar quantos % são consumidos pelos próprios mexicanos que vivem por lá não? Estes sim, estão fazendo a parte deles….rs
tequila-10
11 –  A tequila só pode ser chamada de tequila, se for feita dao agave azul, encontrado principalmente na região de Jalisco, aqui no México. (também pode ser encontrada em algumas regiões de Guanajuato, Michoacán, Nayarit e Tamaulipas!)
tequila-11
12 – As celebridades também apostam na tequila. Sean “P. Diddy” Combs, é dono da marca DeLeon, a marca do muso Justin Timberlake é a 901, Carlos Santana é dono da Casa Noble e por fim, George Clooney é sócio da Casamigos.
tequila-12
Estão vendo? A tequila é poderosa.

Escreva Um Comentário