11 coisas que apenas as pessoas criativas vão entender

Pessoas dotadas de criatividade nos surpreendem o tempo todo. Com suas maneiras inusitadas de encarar as diversas situações da vida, e formas surpreendentes de resolver problemas e sair das adversidades, as pessoas criativas conseguem sempre se sobressair. Por isso, é uma qualidade bastante valorizada no mercado de trabalho, por exemplo.

Não pense, no entanto, que para ser considerada uma pessoa criativa você precisa sair inventando coisas mirabolantes, tal qual o estereótipo do “cientista maluco” ou do “artista alucinado”.  No entanto, é difícil estabelecer um padrão para mentes imaginativas, justamente por elas não ficarem presas a regras ou ideias pré-concebidas.

Pesquisas sugerem que a criatividade é fruto da combinação de várias características, comportamentos e influências sociais em uma única pessoa. Acredita-se que ela engloba vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções. Mas mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona.

Você se considera uma pessoa criativa? Ou quer desenvolver essa qualidade em você? Então confira a lista abaixo, onde relacionamos algumas características que fazem parte do jeito de ser deste perfil.

1 – Sonham acordados

adult-18792_1280

A mentes imaginativas estão em constante funcionamento. Ou seja, elas estão sempre com mil ideia, planos, vontades. Assim, para os criativos, sonhar nunca é uma perda de tempo. Por isso, muitas vezes eles podem perder completamente a noção do tempo, de tão envolvidos em um determinado projeto.

2 – Ficam entediados facilmente

girl-537104_1280

Precisam sempre de um estímulo para manterem-se ativos. Eles não irão focar naquilo que não gostam, você pode chamar de TDAH ou qualquer coisa, mas isso é apenas parte de sua genialidade.

3 – Fazem seu próprio horário

hourglass-1162958_1280

Não importa o horário, pessoas com grande produção criativa geralmente descobrem quando as suas mentes funcionam melhor e planejam seus dias de acordo com isso. Muitos artistas renomados afirmam que trabalham melhor ou bem cedo de manhã ou muito tarde à noite. Vladimir Nabokov começava a escrever assim que acordava, as 6 ou 7 da manhã e Frank Lloyd Wright costumava acordar às 3 ou 4 da manhã, trabalhar durante várias horas e depois voltava a dormir. É preciso estar em sintonia com seu ritmo interior.

4 – Tempo reservado para a solidão

meditation-1287207_1280

Artistas e criativos muitas vezes são taxados de solitários e apesar disso não ser verdade, a solitude pode ser o que lhes permite produzir o melhor trabalho. Precisamos passar tempo sozinhos para simplesmente permitir que as nossas mentes possam viajar. Muitos recorrem à meditação como uma ferramenta para atingir o estado de criatividade máxima de suas mentes.

5 – Encaram os obstáculos como algo positivo

children-593313_1280

Muitas das histórias e músicas mais icônicas de todos os tempos foram inspiradas por dor e desilusões – e o lado bom desses desafios é que elas podem servir como um catalisador para a criação de ótimo arte. Um campo emergente da psicologia chamado de crescimento pós-traumático vem sugerindo que muitas pessoas conseguem usar as dificuldades da vida e os traumas da infância e juventude para o crescimento criativo. Pesquisadores concluíram que os traumas podem ajudar as pessoas a crescerem e a vislumbrar novas possibilidades na vida.

6 – Buscam novas experiências

hang-gliding-1311282_1280

A criatividade tende a aumentar à medida em que aumentamos nosso “repertório” de experiências, sensações e estados de espírito. Por iso as pessoas criativas estão naturalmente sempre em buscas de coisas novas para se vive.

7 – Elas aprendem com os erros

keyboard-648447_1280

As falhas podem ser positivas se bem trabalhadas. O trabalho criativo é muitas vezes descrito como um processo em que se falha repetidamente até que encontre algo que dá certo e pessoas criativas – pelo menos as bem-sucedidas – aprendem a não encarar os erros de forma tão pessoal.

8 – Fazem perguntas mais complexas

idea-1296140_1280

As pessoas criativas possuem uma curiosidade insaciável. Elas olham para o mundo ao seu redor e querem saber por quê e como as coisas são do jeito que são. Por isso, quando se interessam por algo ou algum assunto em particular, vão a fundo em suas investigações.

9 – São observadoras

candle-1281245_1280

Devido à natureza observadora e à curiosidade sobre as vidas dos outros, pessoas criativas muitas vezes amam observar as pessoas – e talvez até gerem suas ideias a partir dessas observações.

10 – Se arriscam

utah-95032_1280

Há uma conexão profunda e significante entre arriscar e ser criativo, o que muitas vezes pode ser ignorado. A criatividade é o ato de criar algo a partir do nada. Ela requer expor publicamente aquelas apostas que fazemos primeiro em nossa imaginação. Arriscar faz parte do trabalho criativo e muitas pessoas criativas são motivadas pelos riscos que tomam em vários aspectos de suas vidas.

11 – Mais emoção, menos razão

Razao-e-Emo-o-3

Essa é uma equação bastante predominante entre os indivíduos criativos. Eles tendem a ter uma motivação intrínseca – o que significa que elas agem movidas por um desejo interno e não por uma recompensa ou reconhecimento externo. Além disso, essas pessoas se sentem estimuladas por atividades desafiadoras.

Fonte(s) Brasil PostExame

Escreva Um Comentário