10 explicações de funções bizarras do corpo humano

O corpo humano as vezes faz algumas coisas que nós ficamos nos perguntado porque temos algumas reações, algumas coisas normais que nunca nos questionamos porque isso acontece. Por exemplo, já parou para pensar porque ficamos com os dedos enrugados quando passamos muito tempo dentro da água? Existem dúvidas como essas que nunca questionamos, e as vezes a explicação pode ser mais interessante do que imaginamos.

Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 10 explicações de funções bizarras do corpo humano:

1 – Cócegas

quero_saber_cocegas_606x455

Cócegas pode ser uma das coisas mais estranhas que o nosso corpo pode fazer. As cócegas podem ser agradáveis, mas geralmente as pessoas tentam evitar e fazem qualquer coisa para não cair nas cócegas. Existem muitas teorias que dizem que quando sentimos cócegas aprendemos a desenvolver habilidades de combate por tentarmos escapar a qualquer preço de uma sessão de cócegas. Isso é muito parecido com os combates em jogos, que obrigam as pessoas a terem maneiras de escapar de um ataque e ficar fora do perigo.

2 – Borboletas no estômago

tumblr_lw8dcuy9mv1qe7mxjo1_500_large

Com certeza vocês já sentiram a sensação de ter borboletas dentro da barriga em algum momento de nervosismo. Essa é uma sensação que normalmente ocorre durante um momento intenso de nervosismo e agitação, e esses sentimentos são resultados do nosso cérebro que vê uma adrenalina extra e outras substâncias químicas bombeando em torno do nosso corpo, devido a resposta de luta ou fuga. Isso conduz a redução de sangue que flui no intestino e estômago, fazendo com que nós sentimos essas sensações estranhas.

3 – Dedos enrugados

enrrugar_dedos_mentira

Quando passamos muito tempo na água nossos dedos sempre ficam enrugados, mas qual a explicação disso? Quando ficamos com os dedos enrugados é devido a uma reação que evoluiu em nossa espécie como uma maneira para aumentar a aderência em condições escorregadias, como estar dentro da água. As rugas podem nos proporcionar mais firmeza, que significa que nós iremos ter mais aderência em superfícies molhadas.

4 – Soluços

esps-soluco–saiba-quando-preocupar

As vezes ficamos com um soluço por tanto tempo que chega a nos deixar irritados, e pode ser extremamente difícil se livrar de um soluço. Essa condição confundiu os cientistas por muitos anos, mas recentemente os especialistas chegaram a um consenso que essa é a maneira de expelir o excesso de ar no nosso estômago.

5 – Síndrome da vibração fantasma

CELULAR_RENAN

Síndrome de vibração fantasma pode soar estranho, mas existe. Essa é a sensação que temos quando um celular vibra em nossa perna e nós sentimos, mas as vezes sentimos algo vibrar sem nada ter acontecido. Isso é muito provável de acontecer com pessoas que usam celular, alguns especialistas afirmam que sinais elétricos desencadeiam nervos na perna e o cérebro interpreta movimentos leves como uma vibração.

6 – Espirrar quando olhamos para luz

677437-Crise-de-espirro-causa-hemorragia-cerebral-que-mata-jovem-de-17-anos-02

Pode parecer estranho, mas isso acontece com algumas pessoas. As vezes as pessoas espirram quando olham para o sol, por exemplo, alguns cientistas explicam isso devido ao resultado de fios cruzados o cérebro, como um sinal do nervo óptico para desencadear um nervo que nos faz crer que o nariz está sendo irritado.

7 – Bocejar

Por-que-bocejamos

Bocejar é um comportamento que todo mundo tem, e simplesmente pode ser porque estamos com sono. Mas a explicação é um pouco diferente, quando bocejamos significa que o nosso cérebro esfria em uma variedade de situações, a entrada de ar fresco em nosso corpo aumenta o fluxo sanguíneo para o órgão a fim de remover o excesso de calor.

8 – Esquecer sonhos ao acordar

porque-nao-deve-dormir-mais-de-oito-horas-se-estiver-na-meia-idade

As vezes temos sonhos tão bons, mas que pouco tempo depois de acordarmos já esquecemos do nosso tão belo sonho. Esta perda de memória é resultado direto de um sono profundo quando a noradrenalina hormonal não é produzida durante esse processo. A noradrenalina desempenha um papel essencial em colocar a experiência em  memória de longo prazo e isso significa que o sonho é lembrado apenas no curto prazo.

9 – Enjoo

enjoo-na-gravidez-2

O enjoo é uma coisa que todo mundo sente, geralmente acontece com as pessoas quando estão andando de carro ou navio, e isso pode ser uma sensação terrível. O enjoo é causado pelo fato do nosso cérebro sempre estar recebendo dois conjuntos de informações conflitantes. Quando estamos em um barco que está balançando, por exemplo, nosso ouvido interno é sensível ao movimento, mas os nossos olhos não vêem o movimento como eles são fixados ao corpo e mover-se com o barco. Isto leva ao cérebro a ativação de um mecanismo de defesa que envolve vômitos como este tipo de desconexão.

10 – Cabelos grisalhos

grisalhos-tonalizante-hpc-12055

Todo mundo um dia irá ter cabelos grisalhos, na medida em que envelhecemos. A maioria das pessoas vão começar a ter cabelos grisalhos entre 30 a 60 anos de idade, e acabam perdendo toda a sua cor natural. Isso acontece graças a uma degradação nas células de melanócito, que lentamente começam a perder sua capacidade de gerar pigmento na queratina. Como a queratina é usada na criação do cabelo, essa falta de pigmento acaba levando ao branqueamento dos cabelos.

E aí caros leitores, já sabiam de todas essas explicações? Comentem!

Escreva Um Comentário