10 coisas que você precisa saber fazer na cozinha (para sobreviver)

Quando saímos da casa dos nossos pais vemos como a vida realmente é difícil, com muitas contas para pagarmos e dificuldades do nosso dia-a-dia. Uma dessas dificuldades é na hora de cozinhar, pois somos obrigados a aprender a fazer comida ou então não sobreviveremos a esse mundo cruel. Vocês já passaram por isso? Se não, vamos citar algumas receitas básicas nessa matéria de pratos fáceis, rápidos e deliciosos.

Lembrando que estamos apenas mostrando como é fácil fazer esses pratos e por isso não colocamos quantidades nas receitas. Já pensou que você pode fazer um típico almoço brasileiro com arroz, feijão e bife? É tão fácil, mas as vezes as pessoas tem um certo bloqueio na cozinha e problematizam tudo, acham que nada vai dar certo. Bom, se você é dessas pessoas, vai gostar de ler a nossa matéria que mostra as maneiras mais simples de se fazer pratos que todos nós precisamos saber fazer.

Então, amigos e amigas da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 10 coisas que você precisa saber fazer na cozinha:

1 – Arroz

arroz-proteina-top-body-suplementos-em-curitiba-loja-de-vitaminas

Arroz é um das coisas mais básicas e fáceis de se fazer na cozinha. Basta pegar um ou mais dentes de alho, amassá-lo ou picá-lo (fica a seu critério) e colocar para fritar junto com a quantidade de sal que você quer, em fogo baixo. Enquanto o alho frita, pegue a quantidade de arroz que você deseja fazer e coloque-o em um recipiente para você poder lavar o arroz. Depois de lavar o arroz e fritar o alho com sal (não deixe que o alho fique dourado, pois se isso acontecer seu arroz não irá ficar branquinho) jogue o arroz dentro da panela e deixe refogar até ele ficar transparente. Coloque a água de uma maneira que fique 2 dedos acima do arroz. Tampe e espere cerca de 20 a 25 minutos até a água secar e pronto, seu arroz vai estar branquinho, soltinho e saboroso.

Dica: Você pode salpicar pimenta de cheiro em cima do arroz e deixar tampado por 10 minutos depois de pronto, vai dar um temperinho a mais no seu arroz.

2 – Feijão

fei

Para fazer o feijão, primeiramente devemos colocá-lo em um panela e colocar o tanto de água que você quer, alguns gostam de feijão com muito caldo, outros não. Para termos uma base, para 250 gramas de feijão colocamos água até a metade da panela de pressão. Feche a panela de pressão e coloque o feijão para cozinhar, quando a panela pegar a pressão, conte 20 minutos e desligue o fogo. Depois de esfriar a panela, corte calabresa e bacon em cubos e coloque para fritar, depois de fritos adicione alho, cebola e sal a gosto, é preciso tomar cuidado com o sal pois a calabresa e bacon são bem salgados. Quando estiver tudo douradinho, jogue o feijão e no fogo alto até ferver e vá mexendo para que o caldo de uma engrossada. E pronto, você vai ter um feijão novinho, sem dificuldades. Lembrando que a receita pode ser feita sem calabresa e bacon, aí fica a critério de quem vai fazê-lo.

Dica: Você não precisar fazer todo o feijão que cozinhou, coloque em potinhos e congele para que na próxima vez seja preciso apenas temperá-lo.

3 – Bife

53a0b429-af5a-405a-b703-a501ba2a9a9e

Se você já soube fazer arroz e feijão, fica fácil aprender a fazer um belo bife e ter uma refeição completa. É preciso a quantidade de carne que você deseja, 1 cebola grande, Coloque a carne em um recipiente e tempere do jeito que você gosta, com sal e alho, temperos prontos ou algo do tipo, fica a seu critério o tempero. Corte as cebolas em rodelas e conserve-as. Jogue um fio de óleo em uma panela e comece a fritar o bifes, de modo que frite cerca de um minuto e meio de cada lado,  até ficar no ponto que você deseja. Separe os bifes em uma vasilha e coloque a cebola para fritar no resto da gordura que sobrou da carne por dois minutos, misture com os bifes e você já pode saborear um bom bife acebolado.

Dica: Em vez de fritar a cebola na gordura do bife, frite ela com molho shoyu, fica muito saboroso.

4 – Carne moída

7-receitas-com-carne-moida-para-o-dia-a-dia-01

Para fazer carne moída não existe nenhum segredo, é uma das coisas mais fáceis para se fazer. Pegue a quantidade de carne moída que você deseja fazer, uma cebola, alho, e os temperos que você deseja adicionar, como pimenta por exemplo. Pique a cebola e o alho e comece a fritá-los em uma panela até que fiquem dourados, depois adicione a carne moída e o sal a gosto, tampe a panela até a carne ficar bem refogada e mexa a carne as vezes. A carne estará pronta quando a água tiver secado e ela estiver bem solta na panela. Depois de ter feito isso, joguem em uma vasilha e salpique salsinha por cima, para dar um temperinho a mais.

Dica: Quando jogar a carne para cozinhar, coloque alguns legumes como batata e cenoura picados em cubo, eles vão cozinhar junto com a carne e vão deixar sua comida mais rica.

5 – Macarrão à bolonhesa

macarrao-a-bolonhesa

Primeiramente coloque a água para ferver com um fio de óleo e sal a gosto. Quando a água estiver fervendo, coloque a quantidade de macarrão que você deseja fazer e deixe-o cozinhar, mexendo aos poucos para que o macarrão não grude. Enquanto o macarrão cozinha, faça a receita de carne moída acima (item 4) para o molho. Vá provando o macarrão aos poucos até que ele fique no ponto. Quando o macarrão estiver pronto, você deve jogar o molho vermelho na carne moída, escorrer o macarrão e misturar os dois em uma vasilha o misturar no próprio prato, fica a sua escolha. Para quem gosta de algo mais elaborado, coloque o molho e o macarrão em um recipiente, jogue queijo ralado, salsa, cheiro verde e leve no forno para gratinar por cerca de 15 a 20 minutos. Viu como é fácil fazer um macarrão a bolonhesa?

Dica: Colocar uma ou duas folhas de manjericão no molho enquanto cozinha da um sabor especial.

6 – Estrogonofe

estrogonofe_de_frango

Esse é um prato muito gosto e fácil de fazer, qualquer pessoa conseguiria fazer um prato tão gostoso. Você pode optar por fazer de frango ou carne, fica a seu critério. Para começar, pique a cebola, o alho e comece a fritá-los. Depois que estiverem dourados, jogue a carne escolhida picada em cubos com sal, e deixe-a fritar. Quando estiver frita e a água da carne seca, adicione milho, cheiro verde e pimenta, isso também fica a critério de quem está fazendo a comida. Depois de refogar bem a carne, jogue um pacote de molho de tomate pronto e deixe cozinhar com o molho por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo, adicione uma caixinha de creme de leite, mexa bem e seu estrogonofe estará pronto para ser devorado.

Dica: Você pode comprar batata palha e fazer arroz (item 1) para acompanhar o estrogonofe.

7 – Arroz com carne

receita-arroz-carne-seca-queijo-coalho

Para as pessoas que adoram comidas que usam apenas uma panela, essa é uma boa receita. Lembrando que essa receita é para carne vermelha, mas você pode também procurar receitas com linguiça que também são fáceis. Para começar, pique alho e cebola e jogue-os na panela com um fio de óleo, deixando-o fritar até ficar dourado. Em seguida, jogue a carne já temperada com sal e picada em cubos, deixando a carne no fogo até secar a água e a carne ficar frita. Quando a carne estiver frita, lave o arroz e jogue na panela junto com a carne, deixando-o refogar até ficar transparente, você também pode adicionar milho ou ervilha, fica a seu critério. Refogue o arroz e jogue água na panela, do modo que fique dois a três dedos de água acima do arroz. Espere cerca de 20 a 25 minutos, até a água secar, se quiser, adicione queijo mussarela em cima do arroz, desligue o fogo e tampe a panela por cerca de 5 minutos, o queijo vai ficar derretido em cima do arroz e estará pronto para o consumo.

Dica: Você pode deixar esse arroz ainda mais recheado, pode jogar bacon, legumes, calabresa e tudo que sua imaginação permitir.

8 – Omelete

img_como_fazer_uma_omelete_de_presunto_e_queijo_17103_orig

Pegue entre 2 a 3 ovos, isso depende do tamanho que você quer o omelete, e bata os ovos com um garfo em um recipiente até ficarem bem homogêneos. Pique um pouco de cebola e alho, não precisar ser muito, apenas o necessário para temperar o omelete. Comece a fritar a cebola e o alho com manteiga em uma frigideira. Depois de fritos, adicione sal aos ovos e os jogue na frigideira. Você também pode colocar temperos a gosto, como pimenta e temperos verdes. Frite os ovos até ficarem firmes e vire-os. Coloque fatias de presunto e queijo em cima dos ovos, e quando o lado de baixo estiver frito, dobre o omelete ao meio e ele estará pronto para ser devorado.

Dica: Para quem não come carne, basta tirar o presunto do omelete e adicionar a quantidade de queijo que você preferir.

9 – Cachorro quente

enhanced-23061-1429741992-5

Para começar, coloque água para ferver e jogue a salsicha dentro, não deixe muito tempo pois a salsicha pode começar a inchar. Pique uma cebola e alguns dentes de alho, frite-os até que fiquem bem dourados. Você pode adicionar milho, ou ervilha, isso aí fica a seu critério. Depois dos alimentos todos fritos e devidamente dourados, adicione um molho de tomate pronto na panela, jogue um pouco de água de deixe cozinha por cerca de 10 minutos. Depois disso, jogue as salsichas dentro do molho e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Você pode adicionar temperos verdes como pimenta de cheiro, salsa, cheiro verde, ou até dar uma apimentada no seu cachorro quente. Depois disso, é só jogar o molho e salsicha no pão e devorar seu hot dog.

Dica: Em vez de ter um molho de tomate pronto, procure na internet como fazer um molho de tomate caseiro, a receita fica bem mais gostosa e bem mais saudável. Você também pode jogar queijo mussarela dentro do pão na hora de servir.

10 – Ovo frito

ovo-frito-na-agua

Nessa receita vamos ensinár a fazer com manteiga, mas você também pode fazer com óleo. Jogue um pouco de manteiga em uma frigideira, não precisar ser muito. Quebre o ovo, jogue na frigideira e coloque uma pitada de sal, quando estiver frito de um lado, vire o ovo e deixe fritar do outro lado. Se você preferir ovo com a gema mole, deixe por cerca de um minuto de cada lado, se você prefere o ovo duro, deixe cerca de um minuto e meio ou dois minutos. Você já pode comer o seu ovo frito acompanhado de arroz, feijão e carne.

Dica: Se quiser, jogue algum tempero em vez de sal e coloque uma fatia de mussarela em cima do ovo e espere derreter.

Bônus: Macarrão instantâneo diferenciado

capre_miojo_sossolteiros-800x522

Miojo é uma coisa muito fácil e simples de se fazer, mas quem mora sozinho entende que as vezes ficamos enjoados de tanto comer macarrão instantâneo. Então, porque não fazer um miojo mais elaborado? Primeiramente devemos fazer o miojo, da mesma forma que vocês fazem e está escrito no saquinho, deixe a água ferver, jogue o macarrão e deixe cozinhar por 3 minutos. Feito isso amigo, use a sua imaginação, pegue aquele resto de carne, milho, queijo mussarela, molho de tomate e tudo que você achar que pode aproveitar da sua geladeira, pique-os bem, jogue no macarrão, misture e pronto, chega de comer aquele miojo sem sabor e sem graça.

Dica: Pique a mussarela bem picada para que o macarrão fique com pedaços suculentos e deliciosos de mussarela.

E aí amigos, já sabem fazer todos esses pratos? Nossa matéria foi útil para vocês? Comentem!

Escreva Um Comentário