10 coisas que provam que o machismo também prejudica os homens

O machismo é um conceito filosófico e social que supervaloriza o homem e inferioriza a mulher, em vários aspectos e campos, não admitindo a igualdade entre os gêneros.

E não só as mulheres são o principal alvo do machismo como ele também interfere negativamente na vida de vários homens. Nossa redação separou para você uma listinha com algumas coisas que provam que o machismo também prejudica os homens e você não sabia.

1 – Expressar as emoções

Homen-chorando-man-crying-Revista-Momen

A frase “homem não chora” é um fruto criado pelo machismo que se perpetua até hoje. A sociedade cobra que os homens segurem os sentimentos e não demonstrem suas emoções, deixando isso apenas para as mulheres. Chorar, demonstrar que está triste, expor o que está sentindo é algo que é bastante reprimido pela classe masculina por alegarem que isso é “coisa de mulherzinha”.

2 – Masculinidade à prova

clube-da-luta-620x396

Provar para o mundo que se é “macho” é uma pressão cotidiana que os homens sofrem o tempo todo para não serem chamados de “mulherzinhas” ou mesmo “gays”, figuras consideradas mais “fracas” pela sociedade. Alguns chegam a fazer coisas que não querem para provar algum tipo de padrão de macheza que nem eles mesmos sabem como é.

3 – Usar roupa rosa

camisas-masculinas-dudalina-rosa

O machismo oprime homens de usar roupas de determinadas cores por alegarem ser “de mulher”, como uma camisa rosa por exemplo. Os comentários são que usar uma vestimenta com essa cor vai afetar na sua masculinidade e que essa cor em específico é apenas para mulheres usarem.

4 – Não pode se cuidar

meninos-também-se-cuidam

O machismo também prejudica os homens, em termos de cuidados com si mesmo. Alinhar a sobrancelha, se depilar, aparar os pêlos do corpo, ir ao salão são atividades consideradas femininas e podem afetar a masculinidade de um cara.

5 – Morrem de câncer de próstata por preconceito contra o exame

blog_110903111312

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens, de acordo com uma pesquisa feita pelo Centro Colaborador em Análise de Situação da Saúde (CCAS), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

E grande parte da culpa desse alto índice de mortes acontece por causa do machismo da sociedade. Muitos homens evitam fazer o exame de próstata por conta das piadinhas feitas pelos próprios homens que chegam a afetar sua “virilidade”. Por conta do preconceito contra o exame de próstata, o machismo acaba matando vários homens por dia por conta do receio de fazer um exame em que um outro homem ou mulher vai tocar em sua região anal.

6 – Não podem entender de moda e arte

PHENOMENON

Entender de moda é algo que causa muita opressão sobre os homens. O machismo não aceita que um cara entenda de roupas e arte porque vai ser considerado como “viado” e menos “masculino” por isso.

7 – Precisam ser máquinas de sexo

impotencia-sexual-pode-estar-ligada-ao-diabetes-tipo-238

Os homens sã cobrados o tempo todo para estarem prontos para o sexo com a mulher o tempo todo. Dizer não a alguém que ele não está a fim pode ferir sua “masculinidade” e gerar ainda mais cobranças.

8 – Gostar só de futebol

futebol-na-tv

O machismo reprime homens que gostam de outros esportes por privilegiar apenas o futebol como sendo um esporte “masculino”.

9 – São malvistos se sabem cuidar da casa

Father with baby in a baby carrier

Por ser considerado pela sociedade uma atividade exclusivamente da mulher, homem que sabe cuidar da casa, fazer comida, lavar a roupa é considerado como “menos homem” ou até mesmo “viado” por fazer algo considerado “de mulher”.

10 – Usar brinco ou deixar o cabelo crescer

caio-castro-621726_w650

O machismo também afeta os homens que curtem usar um visual com brincos, piercings e cabelos mais longos, por exemplo. Sempre tem alguém que vai atacar a sua masculinidade por usar algo que é considerado “de mulher”.

Você já passou por alguma destas coisas que provam que o machismo também prejudica os homens? Mande seu comentário para gente!

Escreva Um Comentário